RecomeçARRJ

Somos a Associação de pacientes com doenças reumáticas do Estado do Rio de Janeiro – RecomeçARRJ, e trabalhamos sem fins lucrativos para defender os direitos e à saúde, visando proporcionar qualidade de vida aos portadores das doenças reumáticas. Somos membro da Alianza Latina América e do CES – Conselho Estadual de Saúde.

Surgimos da necessidade de buscar informações sobre a artrite reumatoide, e com isso tivemos a aceitação de médicos e de pacientes que abraçaram a nossa causa, o que foi importante para a criação da ONG. Hoje, toda diretoria é formada por pacientes de doenças reumáticas.

Trabalhamos sem fins lucrativos para defender os direitos e à saúde, visando proporcionar qualidade de vida aos portadores das doenças reumáticas.

Principais Atividades

Desde que foi criada, em março de 2014, nossa Associação promove palestras, simpósios e congressos socioeducativos como forma de empoderamento do paciente e seus familiares, com participação de profissionais voluntários que orientam com temas de importância das doenças reumáticas, promovendo a interação, debate e convívio dos pacientes da região.

Projetos

Criamos em 2018 um projeto voltado para enaltecer as mulheres artríticas, mostrando que, mesmo com suas deformidades e limitações causadas pela doença, elas devem ter autoestima e se amar. O projeto contou a exposição fotográfica “Quando a beleza sobressai à limitação”, onde 13 mulheres com artrite reumatoide mostraram sua beleza por meio dos sorrisos, focando as limitações. Essas fotos fazem parte do livro com o mesmo título, que conta histórias de superação dessas mulheres. A ideia das fotos foi mostrar às pacientes que a vida pode ser maravilhosa e bela, tentando fazer com que gostem de si mesmas e se sintam bonitas, melhorando a autoestima. O projeto captou, por meio de fotos, as limitações ou deformidades causadas pelas atividades da doença; além de mostrar que atrás delas existem mulheres que continuam lutando, apesar das dores diárias e dos inchaços causados pela doença e medicações. Essa exposição fotográfica ocorreu com o lançamento do livro “Quando a beleza sobressai à limitação”, no dia 26 de outubro de 2018, e contou com a presença de médicos, pacientes e sociedade em geral.

Back to top

Seja bem vindo ao Movimento MIC! Mantenha-se atualizado assinando nossa Newsletter e seguindo nossas redes sociais!

Follow us