INSTITUTO GRUPARJ PETRÓPOLIS

Somos o Grupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro em Petrópolis – INSTITUTO GRUPARJ PETRÓPOLIS, e estamos completando 20 anos. Iniciamos nossas atividades com o apoio da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro e Sociedade Brasileira de Reumatologia, tendo como missão educar e mobilizar a sociedade para a importância da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação precoce das doenças reumáticas, por meio da educação em saúde em todo território nacional.

Temos como missão educar e mobilizar a sociedade para a importância da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação precoce das doenças reumáticas, por meio da educação em saúde em todo território nacional.

Principais Atividades

Temos por finalidade promover assistência social por meio da informação, educação e apoio às pessoas com doenças reumáticas e afins; habilitar e reabilitar pessoas com limitação funcional ao mercado de trabalho; promover a integração do paciente reumático à sociedade; e dar atendimento interdisciplinar às pessoas com doenças reumáticas. “O objetivo do trabalho realizado pela nossa instituição é focar na educação para a saúde e qualidade de vida e não somente na doença”, declara Dra. Wanda Heloisa, presidente do INSTITUTO GRUPARJ PETRÓPOLIS.

Em nosso plano de ação, temos como principais atividades: palestras, congressos, oficinas de reabilitação ocupacional inclusive por meio da arte (pintura e artesanato), atendimento médico, psicológico, nutricional e fisioterápico, que ajudam a cumprir nossa missão. Para isso, contamos com a efetiva colaboração de médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e corporais, psicólogos, nutricionistas e arteterapeutas, que desenvolvem trabalhos interdisciplinares, atendendo a programação que otimiza a reabilitação física, emocional, social e espiritual das pessoas com doenças reumáticas.

Projetos

Nos últimos 20 anos, ampliamos nosso trabalho educativo ministrando 46 Cursos de Educação em Saúde sobre Doenças Reumáticas em várias cidades do Brasil e em Portugal, que acontecem de forma presencial e em plataforma online por meio do Centro de Estudos do Paciente com Reumatismo (CEPAR).

Back to top

Seja bem vindo ao Movimento MIC! Mantenha-se atualizado assinando nossa Newsletter e seguindo nossas redes sociais!

Follow us