Bob Burnquist

Robert Dean Silva Burnquist, mais conhecido como Bob Burnquist é filho de mãe brasileira e pai americano, originário da Califórnia, Bob nasceu no Rio de Janeiro mas se criou em São Paulo. Na infância, recusou uma medalha quando o time de futebol do qual era goleiro reserva ganhou um campeonato, porque não tinha contribuído para a vitória. Em entrevista à revista Trip ele diria mais tarde que “Nada contra esporte coletivo, mas ali eu vi que precisava de um que dependesse de mim. Se eu perdesse, era culpa minha; se eu ganhasse, o mérito era só meu”.

Robert Dean Silva Burnquist (Rio de Janeiro, 10 de outubro de 1976) é um skatista brasileiro-americano. Bob é o maior medalhista da história do X Games, com um total de 30 medalhas.

Quando ele começou a sua carreira

Bob Burnquist ganhou seu primeiro skate aos onze anos e estreou em competições aos treze anos. Ele revolucionou o mundo do skate, “inventando” um jeito novo de andar de skate, com as bases dos pés trocadas, chamado de switch. Assim, se o skatista anda com o pé direito na frente, invertia o pé e andava com o esquerdo. Ganhou primeiro lugar nos X Games de 2001, quando realizou um número importante de novas manobras, batendo o skatista americano Bucky Lasek. Habilidoso em todas as modalidades, Bob tem mais destaque principalmente no Vert e MegaRamp. Foi o primeiro skatista a conseguir fazer a manobra fakie (Switch com a base nollie) 900º na Megarrampa.

Que impacto ele causou ao mundo

Bob é personagem de jogos eletrônicos[3] como Playstation e Game Boy e está presente no novo game da franquia Tony Hawk, lançado em 4 de setembro de 2020. Foi o primeiro skatista a conseguir fazer a manobra fakie (Switch com a base nollie) 900º na Megarrampa, manobra que até agora só ele concretizou. É octacampeão da Megarrampa.

Vive desde 1995 nos Estados Unidos, em San Diego, na Califórnia. Tem uma filha chamada Lotus com a americana Jen O’Brien[4], e foi casado com Verônica Nachard.

Em 2013 casou-se com a carioca Vivi Zanini Burnquist.

Em maio de 2020, com os propósitos de inspirar, educar e transformar, inaugurou o Instituto Bob Burnquist. As ações do IBB ocorrem em parceria com projetos sociais ligados ao skate espalhados pelo Brasil e carregam o lema #skatecuida.

Back to top

Seja bem vindo ao Movimento MIC! Mantenha-se atualizado assinando nossa Newsletter e seguindo nossas redes sociais!

Follow us